domingo, 17 de fevereiro de 2008

Fleetwood Mac – Rumours (1977)



Thunder only happens when it's raining
Players only love you when they're playing
Say women they will come and they will go
When the rain washes you clean you'll know
You'll know

Rumores...

Fofocas também podem ser inspiradoras. E também o podem ser o caos, a dor, as drogas, as traições, os amores perdidos, as mentiras, a incerteza...
Todo esse peso pode destruir alguém. Ou numa alquimia poucas vezes vista, se transformar numa das obras mais perfeitas do pop: Rumours, do Fleetwood Mac.

Considerado por muitos o melhor álbum da banda, este disco ainda é um dos discos mais vendidos da historia. Poucas vezes o sofrimento e a perda fizeram tanto sucesso. Foi um trabalho construído tendo como base a crise nos relacionamentos de seus integrantes (Os McVies se divorciaram em 1976, e Buckingham e Stevie Nicks separaram-se pouco depois, além dos rumores de que todos os membros da banda se envolveram sexualmente em algum momento) e os problemas com drogas de todos. Mas isso os levou a criar uma obra que vendeu mais de 17 milhões de discos, e os levou definitivamente ao panteão dos deuses do Rock dos anos 70.

Esse álbum é um dos álbuns mais sinceros já feitos, e me pega muito por isso. A banda pegar seus problemas e transformar isso num pop perfeito é a chave do que torna esse álbum tão bom de se ouvir 30 anos depois. As músicas tem o mesmo sabor, a mesma energia. Inúmeras bandas tem esse álbum como inspiração, coverizaram essas canções, e assumem sua devoção ao Fleetwood Mac.

Os rumores nunca acabam.

Faixas que recomendo: Esse disco é pra ser ouvido inteiro. Mas grave ou mande Dreams pra todo mundo que você conhece. Com certeza eles vão gostar. Se já não gostam, mesmo que na versão do The Corrs (uma hora ainda falo de algum álbum deles...)!!!!

Faixas do Álbum:

1. Second hand news

2. Dreams

3. Never going back again

4. Don't stop

5. Go your own way

6. Songbird

7. The chain

8. You make loving fun

9. I don't want to know

10. Oh daddy

Nenhum comentário: