segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Blondie – Parallel Lines (1978)


One way or another, I'm gonna see ya'
I'm gonna meet ya', meet ya', meet ya', meet ya'
One day maybe next week
I'm gonna meet ya', I'll meet ya' ah

New York. CGBG’s. O berço de alguns dos principais nomes do Punk e da New Wave. Um lugar eternizado na historia do Rock. Vamos a uma das bandas mais importantes geradas nessa cena, e uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Senhoras e senhores, jovenzinho ali do canto, com vocês... BLONDIE!!!!

Parallel Lines já seria considerado pela maioria o melhor album do Blondie pelo simples fato de ter em seu set list uma tal de Heart of Glass, um dos maiores hits do poprock da safra 70’... E não bastasse ser o álbum que traz o maior sucesso da banda, ainda tem algumas outras músicas igualmente importantes!!!

Hanging On The Telephone: é a ensolarada faixa de abertura. Os vocais de Debbie, a bateria, as programações... "Se eu não tiver suas chamadas, tudo dá errado/Eu quero te dizer algo que você sabe há muito tempo” diz a loira. Refrão empolgante, música que levanta qualquer festa com seu refrão pegajoso.

One Way Or Another: Por falar em pegajosa... a banda com meninas nos vocais que não tenha feita cover dessa música que atire a primeira pedra!!!! Fúria teenager, guitarras levando, vocal indo do sexy ao rasgado, Debbie safadinha querendo o cara de qualquer jeito... Essa música marca presença pro mais novos no filme Coyote Ugly (no Brasil, Showbar), onde a protagonista adora a música e chega a cantá-la no bar em que trabalha para acalmar uma pancadaria generalizada (claro que, se você tentar fazer isso na vida real, você provavelmente receberá uma garrafada na cabeça, mas... HEHEHEHEEEEEEEEEEEEEEEEEE).

Picture This: Baladinha melodiosa... Aqui é notado o teclado, uma base de guitarra cativante. Debbie cantando que quer figuras de tudo que possa lembrar o relacionamento dela com alguém, coisa que todos nos queremos em algum momento, e apenas uma visão da pessoa amada. Debbie em um dos seus melhores registros vocais.

Fade Away And Radiate: Grande tesourinho escondido nesse disco. Começo soturno, gótico. Evolui pra uma balada cortante, em que Debbie imprime uma puta emoção na voz, uma sensasão de urgência e solidão... Teclado viajante acompanhando...

Pretty Baby: O Punk encontra o inocente rock dos 50’. Debbie declara seu amor de forma sentimental e dancante. Fofa, fofa e fofa.

I Know But I Don’t Know: Um teclado grudento. Uma música grudenta. Um misterio guardado. Ou não. Eles se importam. Ou não. Tudo uma questão de sim… ou não.

11:59: Debbie quer continuar viva… e nos cativa nessa música que é outro tesourinho escondido nesse álbum. Preste atenção a letra, e interprete como quiser...

Will Anything Happen?: Música pra qualquer pista rock que se preze. Debbia insegura: tudo vai continuar igual no relacionamento quando ele se tornar famoso? Ele ainda terá tempo para Debbie? OMG!!!!!!!!!!

Sunday Girl: Açucarada canção sobre namoro... Ela quer agitar com os amigos, mas seu namorado não quer!!! Deliciosamente 60’, é uma das músicas mais fofinhas já feitas, e ponto final!

Heart Of Glass: Rock + Punk + Pop + Disco = Uma das mais conhecidas e tocadas músicas da historia. Vou falar o que mais sobre ela?

I’m Gonna Love You Too: "Você vai dizer que sente minha falta/você vai dizer que vai me beijar/você vai me dizer que me ama/porque eu vou te amar também". Teclados, guitarras e vocais empolgados. Mais uma grudenta, grudenta. Você vai se pegar cantando essa música nos momentos mais estranhos, rindo de uma orelha a outra!

Just Go Away: E para fechar o disco, uma letra que trata sobre separação, pedindo para ele não ficar triste, não ficar mal, não ficar louco, apenas ir embora. Simples assim. Power Pop de primeira, Debbie se jogando nas vocalizações, muito corinho...

Disco essencial em qualquer coleção de rock – pop – punk. Não Importa como, se em vinil, k7, pen drive, sinal de fumaça, mp3, braile, blue ray, não impota o formato, tenha esse disco. Você vai ouvilo a vida toda... Até a capa do album é histórica, uma imagem que já foi copiada e homenageada dezenas de vezes...
na foto: O Blur homenageando Parallel Lines, com direito a Damon
Albarn como Debbie

E Debbie... Debbie Harry é até hoje influencia para toda mulher que olha pro rock. Sem contar que é uma dos maiores símbolos sexuais da historia da Música. Não sei porque em certos meios, como o GLBT, convenciona-se chamar de Diva qualquer mulher mais montada e que grite em suas músicas, mesmo que a tal não tenha sequer um disco inteiro lançado ou mulheres em crise de gênero sexual que socam violões sem expressar sentimentos. Uma diva é uma inspiração, uma referencia, uma persona que se torna a própria representação de um gênero, período ou comportamento, eternizada no imaginário de todos. Se existe uma diva no Rock, esse titulo é de Debbie Harry.

Na época da gravação do álbum, a formação da banda era a clássica: Debbie nos vocais, Chris Stein e Frank Infante nas guitarras, Clement Burke na bateria, Jimmy Destri nos teclados.

Enfim, esse é um dos discos mais impotantes na minha vida. Me agita, influencia, inspira, alegra, me salva. É fiel companheiro e nunca falha. Essencial, sempre.

Esse post é especialmente dedicado a minha amiga e segunda mãe Paloma a.k.a. Dj Jazzy. Te amo muito, amore.

Faixas que Recomendo: Só posso recomendar o disco inteiro...



Faixas Do Album:

1. Hanging on the Telephone

2. One Way or Another

3. Picture This

4. Fade Away and Radiate

5. Pretty Baby

6. I Know But I Don't Know

7. 11:59

8. Will Anything Happen?

9. Sunday Girl

10. Heart of Glass

11. I’m Gonna Love You Too

12. Just Go Away

Um comentário:

Hedonie disse...

adoreiiiii

As vezes me dá uma vontade de ser terrorista cultural e matar uns dois,três jornalistas mediocres que falam sobre avril e outras platinadas como referência pop/rock...rs
...e colocar você no lugar pra falar sobre MÚSICA!!!
Adorei²!!!
Bjooo