domingo, 18 de maio de 2008

Adriana Calcanhotto – Maré (2008)


A uma hora dessas
por onde passará seu pensamento...
Por dentro da minha saia
ou pelo firmamento?


Maré” é o oitavo disco na carreira da gaúcha Adriana Calcanhotto. Segundo a própria, este álbum é a segunda parte de uma trilogia que tem como tema o mar. O primeiro é “Marítimo”, de 1998, o terceiro nem a cantora sabe quando ganhará vida... Na verdade a trilogia nasceu por acaso, quando o primeiro álbum foi lançado não era intenção que houvesse outros álbuns com o mesmo tema. Mas que venha logo o terceiro!

Co-produzido por Adriana e Arto Lindsay, e na companhia de Kassin, Domenico, Moreno Veloso e , a compositora fez um dos álbuns mais inspirados de sua carreira ao usar o universo oceânico para falar sobre a vida, o amor, o destino e seus jogos...

As únicas composições de Adriana nesse novo disco são “Maré” e “Seu Pensamento”, as duas primeiras do disco. “Seu Pensamento” é de uma beleza e clima quase hipnóticos. A música tem uma linha de guitarra que repete a mesma nota do início ao fim e um lindíssimo trabalho do violão.

O mergulho de Adriana nas marés não poderia deixar de fora o mestre Dorival Caymmi... Se em Marítimo gravou “Quem vem pra beira do mar” desta vez, relê “Sargaço Mar”, contando com o auxílio de Gil no violão.

Depois de anos morando no Rio de Janeiro e de já ter feito uma canção em homenagem aos cariocas, Adriana gravou em “Maré” uma música que leva como título o nome de sua cidade natal, “Porto Alegre”, mas a relação com a cidade está só no título. A música traz Marisa Monte nas vocalizações, como se fosse as sereias citadas na letra.

O repertório de 11 músicas traz outras pérolas como “Mulher sem razão”, de Dé Palmeira, Bebel Gilberto e Cazuza, originalmente gravada por Cazuza no álbum Burguesia (1989); “Um dia desses”, de Kassin e Torquato Neto, com sabor country e vocais de Moreno; “Onde andarás”, de Caetano Veloso e Ferreira Gullar; “Teu nome mais secreto”, a última composição da artista com o poeta Waly Salomão, falecido em 2003, que tem Jards Macalé tocando violão; a releitura de “Três”, de Marina Lima e Antonio Cícero; a primeira parceria de Calcanhotto com Arnaldo Antunes, “Para lá”, que ainda conta com Rodrigo Amarante (Los Hermanos) no piano; e “Sem Saída”, texto do concretista Augusto de Campos que Cid Campos, seu filho, transformou em canção.

“Maré“ é um disco de aguas hora turvas, hora calmas, com a paz que muitos encontram no mar traduzido em canções. Belo, doce, um brisa gostosa no fim de tarde olhando as pessoas com aquela vontade de ficar mais um pouco na beira do mar...


Faixas que Recomendo: Esse disco é pra ser ouvido por inteiro, e na ordem, tomando uma bebida num momento de calma, com pessoas que tragam paz.

Faixas Do Álbum:

1. Maré
2. Seu Pensamento
3. Três
4. Porto Alegre (Nos Braços de Calipso)
5. Mulher sem Razão
6. Teu Nome Mais Secreto
7. Sem Saída
8. Para Lá
9. Um Dia Desses
10. Onde Andarás
11. Sargaço Mar

Nenhum comentário: